sábado, 31 de janeiro de 2009

Espanha repreende Itália por tratamento a imigrantes

Reuters/Brasil Online

MADRI (Reuters) - A Espanha repreendeu o governo italiano nesta sexta-feira por sua restrição a suspeitos de imigração ilegal, classificando a prisão de centenas de estrangeiros como um ato racista e xenófobo.

A polícia italiana anunciou na quinta-feira que prendeu 268 estrangeiros como parte de uma operação de duração de uma semana. Cinquenta e três foram levados à fronteira para serem expulsos do país.

"O governo rejeita a violência, o racismo e a xenofobia e, portanto, não pode concordar com que está acontecendo na Itália", disse a vice-primeira ministra da Espanha, Maria Teresa Fernandez de la Vega, em entrevista coletiva.

Os comentários foram a última troca de farpas entre o governo socialista da Espanha e a administração direitista de Silvio Berlusconi. Ambos os governos foram recentemente reeleitos.

Berlusconi irritou as autoridades espanholas no mês passado ao classificar o novo gabinete formado como "muito rosa", pela maioria de membros do sexo feminino.

O primeiro ministro italiano voltou ao poder para um terceiro mandato prometendo restringir a presença de imigrantes ilegais, a quem ele culpa pela violência no país.

Em oposição, o premiê José Luis Rodriguez Zapatero foi amplamente criticado em 2005 por agir de forma muito branda em relação à imigração, depois de conceder a anistia a aproximadamente 700.000 trabalhadores ilegais em uma tentativa de trazê-los para a rede de impostos.

Localizada a uma curta distância da África, a Espanha é um ponto de entrada para muitos imigrantes ilegais na Europa.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/05/16/espanha_repreende_italia_por_tratamento_imigrantes-427412645.asp


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Caroline Pivetta da Mota,,presa na Bienal do Vazio - II

27 / 01 /2009 - Pichadora da Bienal é solta após suspeita de furto em SP

SÃO PAULO, São Paulo - A jovem Caroline Pivetta da Mota, 24 anos, foi solta no início da tarde, de acordo com seu advogado, Augusto de Arruda Botelho. Caroline estava presa desde a última sexta-feira na Penitenciária de Santana, em São Paulo, suspeita de tentar furtar DVDs de uma loja.

Na última segunda-feira (26), a Justiça de São Paulo concedeu liberdade provisória à jovem. Caroline já havia sido presa em outubro do ano passado após ter pichado paredes internas da 28ª Bienal de Artes de São Paulo. Ela ficou 54 dias na Penitenciária Feminina do bairro do Carandiru, zona norte de São Paulo, e foi solta depois de ter um habeas-corpus concedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Em relação à prisão da última sexta-feira, o advogado de Caroline disse que houve erro por parte da polícia e classificou a prisão como uma "retaliação". A tentativa de furto foi registrada no 15º Distrito Policial (Itaim Bibi).

Fonte: http://www.revistamuseu.com.br/noticias/not.asp?id=18874&MES=/1/2009&max_por=10&max_ing=5