sábado, 31 de janeiro de 2009

Espanha repreende Itália por tratamento a imigrantes

Reuters/Brasil Online

MADRI (Reuters) - A Espanha repreendeu o governo italiano nesta sexta-feira por sua restrição a suspeitos de imigração ilegal, classificando a prisão de centenas de estrangeiros como um ato racista e xenófobo.

A polícia italiana anunciou na quinta-feira que prendeu 268 estrangeiros como parte de uma operação de duração de uma semana. Cinquenta e três foram levados à fronteira para serem expulsos do país.

"O governo rejeita a violência, o racismo e a xenofobia e, portanto, não pode concordar com que está acontecendo na Itália", disse a vice-primeira ministra da Espanha, Maria Teresa Fernandez de la Vega, em entrevista coletiva.

Os comentários foram a última troca de farpas entre o governo socialista da Espanha e a administração direitista de Silvio Berlusconi. Ambos os governos foram recentemente reeleitos.

Berlusconi irritou as autoridades espanholas no mês passado ao classificar o novo gabinete formado como "muito rosa", pela maioria de membros do sexo feminino.

O primeiro ministro italiano voltou ao poder para um terceiro mandato prometendo restringir a presença de imigrantes ilegais, a quem ele culpa pela violência no país.

Em oposição, o premiê José Luis Rodriguez Zapatero foi amplamente criticado em 2005 por agir de forma muito branda em relação à imigração, depois de conceder a anistia a aproximadamente 700.000 trabalhadores ilegais em uma tentativa de trazê-los para a rede de impostos.

Localizada a uma curta distância da África, a Espanha é um ponto de entrada para muitos imigrantes ilegais na Europa.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/05/16/espanha_repreende_italia_por_tratamento_imigrantes-427412645.asp


Nenhum comentário: